Artigos

Fique por dentro das novidades, confira nossos artigos.

Você pode suspender o pagamento do fies durante a pandemia do coronavírus

Autor: | Data: 19/08/2020

O estudante que faz graduação ou já concluiu seu curso, financiado pelo Fies, se precisar, poderá suspender o pagamento das parcelas, durante a pandemia do coronavírus.

Segundo publicação do Diário Oficial da União em (15-05-2020), as próximas parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não precisarão ser pagas, por enquanto, por causa da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Analise antes de tomar a decisão em:

Superguia do Fies e financiamentos universitários: veja simulações, tire dúvidas e avalie riscos antes da dívida

O número de parcelas suspensas dependerá do perfil do estudante, conforme:
Alunos com contratos em fase de utilização ou de carência (que estão ainda na faculdade ou nos 18 meses após sua conclusão): duas parcelas;

Graduados, em fase de amortização (que se formaram há mais de 1 ano e meio e que estão pagando o financiamento): quatro parcelas.

Porém, esses prazos podem ser prorrogados.

O Fies é um programa de financiamento de mensalidades em universidades privadas. Podem se inscrever aqueles que tiverem prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que se encaixem nos critérios socioeconômicos exigidos.

Há dois tipos, atualmente, de financiamento:

Na modalidade Fies, são oferecidas vagas com juro zero para os estudantes com uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos (R$ 3.135 – pelo salário mínimo nacional).

Já a modalidade P-Fies se destina a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos (R$ 5.225 – pelo salário mínimo nacional). Eles podem receber um empréstimo a juros relativamente baixos, variando de acordo com o banco que atua como agente financeiro.

NOVO FIES

As mudanças efetuadas em dezembro/2019, nos programas do Fies, serão válidas no segundo semestre deste ano para o P-Fies e a partir de 2021, para o Fies.

Fonte: https://g1.globo.com/…/parcelas-de-pagamento-do-fies-estao-…

#Advogados #Advocacia #CVRadvocacia #Fies
Experiência e tradição na advocacia desde 1974.
www.celestinoadv.com.br