Artigos

Fique por dentro das novidades, confira nossos artigos.

Os robôs estão chegando como grandes auxiliares

Autor: | Data: 20/04/2020

Imaginem os advogados trabalhando ao lado de máquinas que os auxiliam na organização, leitura e análises dos processos de seus clientes, que estão em trâmite na justiça! Pode até parecer impossível, mas a IA (Inteligência Artificial) começa a entrar na área jurídica tornando possível ganhar velocidade nas primeiras etapas de cada processo.

Lady justice on digital background (Concept of artificial intelligence lawyer)

Da tramitação inicial até o final, no trânsito em julgado já é possível implantar um sistema de robôs.

Com a IA (Inteligência Artificial) os procedimentos com maior chance de serem auxiliados por máquinas são aqueles com alto nível de funções repetitivas e direcionadas em dados, motivo que leva sua entrada nos escritórios de advocacia. E com os algoritmos de processamento de linguagem natural (do inglês, NPL, Natural Language Processing) é possível que a máquina entenda os dados procedentes da fala e da escrita.

A tecnologia faz a varredura diária em andamentos processuais nos tribunais de todo o país, com alertas para julgamento em massa de ações com indícios de fraudes processuais e mistura informações de diversas fontes.
A essência das análises, o senso crítico e a construção de ideias que certificam as estratégias jurídicas em seus processos, continuarão sob a responsabilidade dos profissionais da área.

É preciso cautela, pois o robô ajuda a dar agilidade aos processos. No entanto, ainda será necessário fazer análises profundas de cada caso, pois parte do Direito nunca poderá ser eletrônico.

Todos os profissionais precisarão aprender como a Ciência de Dados pode afetar suas atividades e entender como fazer um bom uso dela. A capacitação deve se estender para a investigação de pontos problemáticos no uso de automação na área. A ajuda dos robôs pode reduzir os erros humanos, mas não é 100% certeira.

Fonte: www.ucam.com.br (Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro)